
Pra que evitar consumo de glúten?
Uma rápida pesquisa na internet te dá a resposta (rápida mesmo tá,só pra dar um exemplo, peguei a primeira coisa que eu encontrei e que é a mesma coisa que eu tenho lido em vários outros lugares e livros):
- Intolerância alimentar: o glúten é uma cola que adere as paredes intestinais e vai bloqueando o funcionamento do intestino. Os primeiros sintomas são intolerância alimentar, desconforto abdominal, gases e retenção de líquidos.
- Obesidade: Com o metabolismo lento não se processa devidamente os alimentos tendo como conseqüência o acúmulo de gordura abdominal.
- Baixa imunidade: afeta o sistema imunológico favorecendo doenças auto-imunes.
- Intoxicação e enxaqueca: o metabolismo estagnado dificulta a eliminação das toxinas elevando o risco de doenças como dores de cabeça e enxaquecas.
- Açúcar: Como o glúten é aliado do açúcar, seqüestrador do cálcio, aumentam os riscos de osteoporose, cáries, ranger de dentes, insônia, hipertensão e colesterol alto.
E sabe de uma coisa que eu estava pensando agora pouco? Que em 2008 eu tive um surto auto-imune de uma doença que eu nunca tinha ouvido falar e além do tratamento tradicional (muito corticoide) fui atrás de uma endocrinologista pra tentar reduzir os efeitos colaterais dos remédios e ela mencionou o caso do glúten, chegou a pedir a exclusão dele do cardápio e eu achei ela muito doida. Fiz uma semana e parei...caramba...
No fim, descobri que algumas substituições podem ser pra sempre....e que a farinha de trigo pode, por exemplo, ser bem substituída sem afetar radicalmente os nossos costumes e paladares. A panqueca sem glúten foi uma surpresa, pq de todas as receitas, foi a que deu mais certo e a que ficou mais próxima da receita original com farinha de trigo. Mesmo assim, não é a melhor opção alimentar, já que a composição da farinha substituta também é branca.
Vamos ao que interessa!
Ingredientes:
- 1/2 xícara e duas colheres de sopa de farinha de arroz;
- 1/4 de xícara de fécula de batata;
- 2 colheres de sopa de fubá;
- 1 ovo;
- 1 xícara de leite integral, desnatado, sem lactose ou soja, como preferir
- 1 pitada de sal
- 1 colher de sopa de açúcar
- 2 colheres de sopa de óleo (usei o de canola)
- 2 colheres de chá de fermento em pó
Preparo:
Misture todos os ingredientes secos numa tigela.
Bata ligeiramente o ovo e misture o leite e óleo.
Junte tudo. Espere uns 5 minutinhos para a massa dar uma crescida.
Vc vai usar uma frigideira untadinha de margarina ou manteiga e se vc tiver uma boa frigideira, tipo panquequeira, que não gruda e tal, nem precisa untar.
Uma concha de massa é a medida de cada panqueca.
Vc deve virá-la assim que a bordinha começar a ficar cozidinha.
Use fogo baixo, a panqueca fica melhor cozida por dentro e não queima por fora.
Depois me conta se deu certo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário