3.6.12

PERDI MEUS DOCUMENTOS E AGORA?

Senta e chora?
Claro que não...
Mão na massa imediatamente!

Eu perdi meus documentos outro dia e fiquei desesperada! Na minha bolsa tinha meu RG, meu CPF, minha carta de motorista, documento da moto, RG da minha filha, cartões do convênio médico, funcional, título de eleitor meu e do meu namorido, cartão múltiplo do banco (crédito, débito e banco) e um talão cheínho de folhas de cheque.

É possível imaginar a cara de desespero da maluca aqui...o pior: eu perdi em algum lugar entre a minha casa e outro lugar e não tinha idéia se iria encontrar novamente.

 Primeira providência:banco! Liguei na linha do banco e cancelei o cartão e sustei o cheque! A primeira dificuldade foi no meu banco, pq a linha caiu 2 vezes antes de eu consegui cancelar as coisas além da fantástica URA demorar um século para chegar no número necessário. E se vc não lembra o número da sua conta ou seu CPF? Loucura! Nem sei se dá pra continuar. Ainda, a primeira moça que me atendeu queria que eu soubesse os números dos cheques perdidos...gente, eu não tenho ESSA organização. Ainda, tive voltar ao banco de posse do B.O. para poder cancelar de vez esse talão de cheques. E não basta um simples B.O., vc precisa ter o B.O. discriminando que perdeu aquele talão de cheques, do banco tal, conta tal de número tal.

Ok.

Segundo: faça um boletim de ocorrência de modo que conste tudo o que foi roubado e perdido.

Pra isso é mais fácil fazer do modo eletrônico no site da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (para o caso de são paulo), para ir para lá clique aqui.

Muito bem. Daí em diante começa a correria. O primeiro documento que vc tem que ter em mãos é a Certidão de Nascimento (ou Casamento pra quem já casou). De posse dessa certidão vc vai conseguir tirar um novo RG. Ok? Se vc perdeu, vai ter que pagar: 27 e uns quebrados. Se vc foi roubado num paga nada e se vc for pobre pobre pobre faz uma declaração e não paga nada tbm! Para tirar o RG vc vai no site do Poupatempo (aqui) e agenda um horário para tirar uma segunda via, para isso, vc terá que fazer um novo cadastro, caso já não tenha um. No caso de vc ter feito um B.O. o RG perdido se torna inválido e um novo é expedido com uma outra data de expedição. Atenção: antes nós íamos ao poupa tempo e tirávamos tudo na hora. Hoje em dia é necessário o agendamento.

Muito bem. Quais são os documentos necessários pra isso? Depende...cada caso é um caso.

No meu caso:

Documentos :
01 - Fotografia
a) Tamanho 3X4; colorida ou preto e branco; de frente; recente.

02 - Certidão de nascimento - original e cópia simples
a) Obrigatória para solteiros; b) Na falta da original, esta poderá ser substituída por uma cópia autenticada; c) Homens casados ou viúvos sem alteração de sobrenome: Certidão de Nascimento ou Casamento; d) Nascidos no exterior, apresentar a Certidão transcrita no 1° Cartório de Registro Civil do município onde residia à época da transcrição; e) As cópias (simples ou autenticada) ficarão retidas.

03 - Certidão de casamento - original e cópia simples
a) Obrigatória para mulheres casadas ou viúvas; b) Na falta da original, esta poderá ser substituída por uma cópia autenticada; c) Obrigatória para mulheres separadas legalmente ou divorciadas: com as devidas averbações; d) Obrigatória para homens casados ou viúvos, com alteração de sobrenome; e) Homens casados e viúvos sem alteração de sobrenome: Certidão de Casamento ou Nascimento; f) Casados no exterior: se legalizaram o casamento, apresentar transcrita no 1º Cartório de Registro Civil do município onde residiam à época da transcrição; g) As cópias (simples ou autenticada) ficarão retidas.

04 - Boletim de Ocorrência (B.O.) - original ou cópia simples
a) Deve conter o número do RG anterior; b) Nos casos de furto ou roubo: deve ser apresentado para isentar do pagamento da taxa; c) ATENÇÃO!!! O Boletim de Ocorrência nos casos de perda NÃO isenta do pagamento da taxa.

05 - CPF - original
a) INFORMAR OBRIGATORIAMENTE O NÚMERO PARA PAGAMENTO DA TAXA, em caso de menor de idade que não possua CPF, deve ser informado o número do CPF do acompanhante para pagamento da taxa; b) Se desejar o número no RG: apresentar o documento original, que pode ser substituído por Declaração, Extrato ou Impresso emitido pela Receita Federal, via internet ou não, desde que não contenha a informação "CPF cancelado ou pendente de regularização"; c) Os documentos mencionados no item (b) estão disponíveis em www.receita.fazenda.gov.br; d) Se a numeração já constar na via anterior do RG (válido somente para RG que já possua dígito no número), não é necessária a apresentação do documento.

06 - CARTÃO PIS/PASEP - original
a) Se desejar o número no RG; b) Se a numeração já constar na via anterior do RG (válido somente para RG que já possua dígito no número), não é necessária a apresentação do documento


Ok?


Bem ...

E o resto?

 - 2ª via de CNH - O mais fácil é fazer através do E-Dretan: http://e-detran.com.br/home/
 - 2ª via de documento de veículo - fácil, vai na página da internet do seu banco, clica em 2ª via licencimento paga a taxa de 60 e poucos e mais 11 do SEDEX e a parada chega em sua residência.
 - 2ª via titulo de eleitor? compareça na sua zona eleitoral (cuja sede é o cartório eleitoral) e se não houver multas vc pode tirar a 2ª via até meados de setembro totalmente gratis! A não ser que vc tenha deixado de cumprir com o seu dever de cidadão brasileiro e não tenha ido votar. Neste caso vc pagará por turno: R$ 3.51 através de uma GRU emitida no próprio cartório.


Outras providências importantes:

O Serasa possui um cadastro via internet para o caso de documentos perdidos e cheques extraviados. Neste caso, a inclusão de cadastro não impede a inscrição do seu nome, mas eles já estão avisados de pronto! O endereço é esse aqui? http://www.serasaconsumidor.com.br/gratuito_roubados.html

Avise outras instituições, como seu convênio médico, seu serviço, SPC....faça um comunicado simples a todos. Assim vc se previne de problemas futuros.

E gente,  facebook ajuda!

Meus documentos foram encontrados por um rapaz e não havia na minha carteira um bendito telefone de contato. O cara me achou no facebook, no meu trabalho e foi um fofo me procurando!

E tudo esta de volta a sua casa!

E estou muito feliz e contente!!!

Eu espero ter ajudado alguem com este post!



:)



Um comentário:

  1. eu perdi todos os meus documentos e estou muito aflito!
    não tinha facebook mas agora fiz um,quem sabe um milagre não acontece comigo também?

    ResponderExcluir