27.6.12

Sopa de mandioquinha com arroz vermelho integral.

Boa noite gentem...

Friozinho pede sopinhas né?

Esses dias eu fiz uma bem gostosinha.

Fiz uma sopa de mandioquinha (ou batata baroa, como dizem no Rio) com cenoura e complementei (pra dar aquela sustância) com arroz integral vermelho. Para isso, fiz os dois separados. E fiz ambos de modo que não tivesse que aquecer diretamente o óleo, já que estamos de dieta, né? :)

O arroz integral vermelho pode ser encontrado em super mercados ou melhor ainda, na nossa famosa e querida zona cerealista. Possui o triplo do ferro do arroz branco e o dobro de zinco. Em diversos sítios encontrei a informação de que esse arroz possui uma substância chamada onocolina, que ajuda na redução do nível de colesterol no sangue.

Sopa de mandioquinha

1 cebola picada em pedaços grandes
3 ou 4 dentes de alho picados em pedaços grandes
1 quilo de mandioquinhas descascadas e picadas em tamanhos grandes
1 cenoura grande descascada e picadas em pedaços grandes

Como fazer: Bróther, joga tudo dentro da panela de pressão e cobre de água. Vale a pena vc adicionar uns temperinhos e um fio de azeite. Sal, açafrão, páprica, curry...o que vc desejar. Eu coloquei só sal e açafrão.

E o arroz vermelho integral?


Vale a pena fazer o arroz integral na panela de pressão galera. Fica pronto tão fácil e tão rápido que virou regra na minha casa.

2 xícaras de arroz integral vermelho
5 xícaras de água
Alho a gosto (eu piquei em pedaços grandes, mas sabe um jeito que ele fica maravilhoso? Jogar dentro da panela de pressão os dentes de alho com casca e tudo. Eles ficam cremosinhos por dentro, uma DILÍCIA!)
Cebola picadinha
Azeite ou óleo de canola (um fiozinho)


Como fazer: Lave o arroz e coloque na panela de pressão para aquecer e secar sem água, sem óleo nem nada. Depois de seco, acrescente a água, óleo, sal, cebola, alho e tudo mais que vc achar legal colocar no seu arroz. "Ah! Mas eu não vou refogar?" Não. O óleo aquecido não faz bem pra ninguém. Use esse truque só de vez em quando.Tampe a panela de pressão. Deixe em fogo alto. Quando começar a apitar forte, diminua o fogo e  conte 40 minutinhos. Após o tempo decorrido, desligue o fogo e espere a pressão sair sozinha. Quando a panela de pressão parar de apitar, abra a tampa que deverá sair sem dificuldades sinalizando que a pressão realmente acabou. O arroz deverá estar sequinho, molinho e soltinho, conforme desejado.








Nenhum comentário:

Postar um comentário