4.6.13

A Despensa da Casa: organizando

Quem não gostaria de ter tudo organizado, limpo e bem arrumado? Eu não acho necessário ter uma despensa enorme com absolutamente tudo o que tem no mercado, mas acho bom quando tenho pelo menos os ingredientes para as receitas que mais são feitas lá em casa e porcariazinhas pra comer na hora da preguiça master. E de preferência, de modo que tudo possa ser encontrado quando precisar. ;)

Mas e quando a gente olha e olha praquela coisa toda bagunçada e bate aquela preguiça?





Bom, primeiro eu acho, que quando a gente pensa nisso pela primeira vez: "preciso arrumar a despensa", já cria aquela coisa que fica batendo na mente toda vez que a gente acorda: "será que é hoje que eu arrumo essa despensa?". A preguiça vence e vc não arruma nada, ou surge algo melhor pra fazer, ou não dá tempo, ou...sempre vem uma desculpinha. Aí, quase todos os dias quando vc abre a porta onde fica a despensa, pensa: "preciso organizar essa coisa" (pq deixa de ser uma despensa, e vira uma coisa muito doida). E vc desencana. Só que, eu já percebi que esse processo é cumulativo: acontece com a cama, com as roupas, com o banheiro, com o armarinho do banheiro, com o escritório e com qualquer outra coisa! E vc fica com a cabeça cheia de pendências. Viram um monte de assuntos mal resolvidos que deixam a gente em estresse.

Bagunça deixa a gente em estresse. Não me diz que não, vc não se sente assim. Todo mundo fica, em níveis mais elevados ou menos elevados, mas fica. Mesmo que vc seja um jovem super criativo, onde a bagunça faça parte da sua criatividade e bla bla bla, todo mundo gosta de encontrar suas coisas quando precisa dela.

INSPIRAÇÃO

Então, a primeira coisa que você precisa é de inspiração!

Veja a despensa do Mr. Bilbo Baggins, por exemplo, em que nosso amigo Dwalin está buscando uma caneca. Impecável:


Outras inspirações:




NÃO TENHO GRANA

Você não precisa ter muita grana e nem muito espaço, vc pode usar a sua criatividade de uma maneira extremamente proveitosa! Na minha casa, eu uso os potes de vidro como os de café e palmito, uso artigos da loja de 1,99, uso caixas de sorvete e também pego caixa véia de madeira na feira.

E você não precisa ter um armário inteiro, você pode ter só uma parte de um armário. Às vezes vc nem cozinha muito e só tem um básico em casa...não importa. Grande ou pequena, sua despensa pode ser bem organizada.



BICHINHOS INDESEJÁVEIS

Outra coisa que é importante dizer é que se seus itens não estiverem bem armazenados ou armazenados da maneira correta, eles podem estragar mais rápido.

Como sou vegetariana sempre compro muita coisa na zona cerealista e já cheguei a jogar no lixo por duas vezes uma despensa inteira por conta de uns bixinhos que apareceram na comida e impestiaram tudo. Um era uma borboletinha o outro uma joaninha preta bem pequenininha. Eu tenho a impressão que às vezes eles já vem do armazém contaminado e se sua despensa não estiver muito bem protegida, eles comem tudo.

POR ONDE COMEÇAR?

Básico da organização: separe 4 caixas ou sacos de lixo preto conforme preferir, cada um conforme a lista:

LIXO
PERTENCE À OUTRO LUGAR
DOAÇÕES
MANTER

Comece retirando tudo da despensa e separando conforme o destino.
Limpe bem o espaço onde os alimentos irão ficar.
Não esqueça de verificar a data de validade.

É muito importante vc também reservar um tempo para fazer uma lista de itens básicos da sua despensa. Você pode separar mais ou menos uma lista das receitas que mais costuma preparar em casa, com itens que tenham maior rotatividade, assim além de economizar, vc não desperdiça alimentos que acabam estragando por falta de uso. Faça um certo planejamento. Evite mais idas ao mercado do que o necessário.

Terminado o serviço de separação é hora de voltar tudo para as prateleiras de maneira organizada. Para evitar os bichinhos eu mantenho as coisas que vem da zona cerealista no saquinho mesmo, ou mesmo grãos que eu compro em mercados ou macarrão, mantenho no saquinho bem fechado e coloco ele assim num pote de sorvete. Desse modo fica organizado e fechado. É importante nomear as caixinhas para não ter que abrir todas para encontrar algo. Na hora da pressa, você pode esquecer alguma aberta.

As coisas de uso mais comum deixo mais à mão, as de menos comum em lugares de mais difícil acesso. Você também pode deixar mais na mão alimentos que estão perto do prazo de validade.

Cestinhas e caixinhas de feira ajudam a organizar saquinhos ou potinhos pequenos para que eles não fiquem largados. Eu uso uma caixinha de madeira de feira para deixar na minha dispensa cebola e alho. São itens que não devem ser guardados na geladeira. Assim como batata, inhame, cará e mandioquinha, que são alimentos ricos em amido.De preferência longe da luz, pra não ficar verde. Cenoura ou gengibre você também pode guardar na fruteira ou na despensa.. Tomates, via de regra também não devem ir à geladeira, acabam estragando mais rápido e perdendo sabor. Coloque-os na sua despensa ou fruteira. O mesmo serve para outras frutas. Uvas e morangos nunca devem ser lavados e colocados na geladeira. Eles só devem ser lavados quando forem ser consumidos.

Manjericão também não vai na geladeira. Lave, corte os cabos e coloque-os em um vaso com água.

Se você tem um armário em casa que tem um espaço muito grande entre uma prateleira e outra, uma opção é utilizar um divisor para aproveitar melhor o espaço. Empilhar não é uma boa ideia pq vc pode querer pegar o que está embaixo e na hora da pressa na cozinha acaba fazendo bagunça.

Se planeje para deixar tudo organizado, faça listas e procure por no lugar tudo aquilo que for retirado de lá.

Eu espero que esse post tenha servido de motivação. Eu também não super organizada. Vira e mexe, me dá um faniquito e eu preciso por tudo no lugar. A gente vai tentando né? hehhe

:)








Nenhum comentário:

Postar um comentário