13.6.12

BRIGADEIRO DA FESTA DO MADU E DA TEREZA! (vegan - sem lactose)



Olá pessoas queridas!

Depois de um feriadão e uma festança, que tal uma receitinha? Tenho me policiado pra tentar escrever com mais frequência no BLOG, mas eu descolei um joguinho para PSP que tirou a minha atenção da comida no feriado! hihihi.

Essa receita é, na verdade, uma adaptação do brigadeiro caipira feito com produtos derivados de soja. A principal vantagem do brigadeiro caipira é que por conta da utilização do creme de leite, ele fica mais leve, sem aquela doçura deliciosa porém cansativa do leite condensado. Ele também rende mais. Uma receita rende 50 brigadeiros mais ou menos. A depender do tamanho da bolinha que vc vai fazer é logis!

Uma outra vantagem desse brigadeiro, agora, adaptado para a receita vegana, é que para o meu gosto, eu acho o condensado de soja muito forte. Ele tem aquele gosto pesado do leite de soja (que não ADES). E eu achei que o creme de soja suaviza esse sabor, deixando o brigadeiro bem mais próximo do original com leite.

Quem estava na festa do Madu e da Tereza e provou, aprovou o brigadeiro! Eu espero que vcs gostem.

Ingredientes

1 lata de condensado de soja
2 caixinhas de creme de soja
4 colheres de chocolate do padre
2 colheres de farinha de trigo (sumemo! farinha de trigo)
2 colheres de margarina



Modo de Preparo.

Coloque tudo numa panela. Misture tudo na temperatura ambiente antes de levar ao fogo. A farinha deve dissolver completamente. Leve ao fogo médio mexendo sempre. Quando eu digo sempre é sempre mesmo. Se vc parar de mexer o bagulho vai empelotar e não vai ficar bom. Cuidado com a altura do fogo. Se ficar muito forte vai empelotar e se ficar muito fraco, vc vai ficar duas horas mexendo a parada.

Muito bem. Qual é o ponto certo?

Se vc for comer de colher ele deve ficar grosso e ponto.
Se vc quer enrolar mesmo, bem de festinha, é preciso paciência. Demora um pouquinho tipo meia hora mesmo. Vc vai saber que esta pronto quando vc tombar a panela e o brigadeiro desgrudar todo junto do fundo formando bolhas, vc vai ver o metal da panela mesmo.

Empelotou?


Se o seu brigadeiro ficou cheio de bolinhas vc vai precisar corrigi-lo pq assim não fica bom. Não é ideal mas tem conserto.Use a batedeira na panela mesmo para dissolver as bolinhas, mesmo se ele estiver pronto, se ele não estiver pronto, vc volta ele para o fogo. Se vc não tem uma batedeira pode usar um liquidificador ou um mixer.

Como enrolar?

Há quem use margarina. Eu prefiro água mesmo. A mão não pode ficar nem muito seca e nem muito molhada. Uso uma colher de chá para tirar o tamanho da bolinha. Separo um recipiente com água para ir molhando a mão e um prato com os confeitos (granulado por exemplo). Molho a palma das mãos e o dedão. Separo a bolinha da colher com o dedão, passo para a palma, faço uma bolinha e derrubo no prato com granulado. Para uma bolinha super-perfect depois de passar a bolinha toda no granulado, rebolo ela mais uma vez nas palmas das mãos. Ela fica bem redondinha.

Eu espero que vcs tenham gostado!

beijinhos

: 9











Nenhum comentário:

Postar um comentário