26.7.12

AFOGADO DE CHOCOLATE (VEGAN OU NÃO. A OPÇÃO É SUA)



Essa receita é para quem gosta muito, mais muito mesmo de açúcar e chocolate! :9

Um bolo bem gostoso e docinho que a minha mente já pensou perversamente em esquentar no microondas um pedacinho e comer com sorvete de creme! Isso é que é uma mente gorda! O mais legal é que essa receita não contém ovos, logo, como toda lógica formal pode ser feita em versão "VEGAN" (ou seja, no lactose!). 

Para isso basta trocar o leite por ADES, ou leite de arroz, ou leite de qualquer outra coisa que não seja de origem animal. De preferência use o Light. Contém menos açúcar e menos gordura e tem uma textura mais parecidinha com o leite, o que é super importante para a nossa receita!

Okey dokey.

Você vai precisar de:

2 xícaras de chá de água
2 xícaras de chá de açúcar
3 colheres de copa cheias de chocolate em pó

100g de margarina em temperatura ambiente (pode ser manteiga se vc preferir) e sem sal, né gentem. Isso equivale mais ou menos a meia xícara de chá.
1 xícara de chá de açúcar
3 xícaras de chá de farinha de trigo
3 colheres de sopa de chocolate em pó do padre
1 colher de sopa bem cheia de fermento em pó
400 ml de leite (leite do que vc quiser, em casa eu só tinha o de vaca, pq é mais barato e meu aumento não sai. mas ainda vou encontrar um DIY - do it yourself -  de fazer um leite vegano)

Vc ainda vai precisar de bastante margarina para untar a forma.

Modo de Preparo:

1°. Numa panela fora do fogo, misture a água, o açúcar e o chocolate em pó. Leve a panela para o fogo médio por uns 05 minutos ou até ferver, desligue o fogo e reserve essa calda. Gente, presta atenção: a parada ferve e sobe. Derrama tudo no fogão. Então fica de olho!

2°. Numa batedeira coloque a margarina em temperatura ambiente e o açúcar até transformar em um creme fofo (+/- 05 minutos). Desligue a batedeira e acrescente 3 xícaras de farinha de trigo peneirada, 3 colheres de chocolate em pó, o fermento e o leite.

3°. Ligue a batedeira em velocidade baixa (só pra misturar tudo e não voar farinha pra tudo quanto é lado) e depois aumente a velocidade batendo por uns 3 minutos.

4° Distribua a massa numa forma com buraco no meio bem untada com mais margarina, besuntada mesmo!!! Depois, em cima dessa massa ainda crua despeje a calda de chocolate. Neste momento vc pensa: "não vai dar certo". Dá sim meus queridos, pode continuar!

5°. Leve a forma ao forno pré-aquecido a 170°C e asse por 45 minutos . Retire do forno e desenforme ainda quente em um prato bem fundo. Percebam que a esperta aqui não seguiu essa recomendação do prato fundo e derramou chocolate para tudo quanto é lado!

Pronto!
Façam bom proveito desse bolo engordante e delicioso de chocolate!



:9


Nenhum comentário:

Postar um comentário